Contexto Sócio – Religioso e  Geográfico

Como vimos a paróquia de Santa Cecília fica situada na freguesia e concelho de Câmara de Lobos.
É composta pelos sítios referidos no decreto da sua constituição.
Vejamos o quadro da sua população e respectivo número de famílias e de pessoas.

Sítio

Nº de Famílias

Nº de Pessoas

Serrado e Adega  Apart.os Oliveira

Saraiva

Bairro da Quinta do Leme

Quinta do Leme

Jesus-Maria-José

Bairro da Torre

Palmeira

Torre

Ribeiro Real

Bairro do Ribeiro Real

Lourencinha

Panasqueira

OBSERVAÇÃO:
        Estes dados foram recolhidos através de um censo realizado à população no ano  de 1995, por altura da visita pascal; foram também recentemente actualizados pela chegada de novos habitantes designadamente em dois bairros sociais: Quinta do Leme e Ribeiro Real.
Estamos em crer que neste momento, devido ao número crescente de novos fogos ( os quais se encontram habitados imediatamente após a sua construção), as pessoas residentes na área territorial da paróquia de Santa Cecília rondará as 9500 (nove mil e quinhentas).
É de notar também que  existe actualmente uma densidade muito grande de construções, quer de construção para habitação social e económica, quer de habitação privada.

ENQUADRAMENTO RELIGIOSO.
Algumas estatísticas

Resumidamente , na paróquia de Santa Cecília existem:

• vinte grupos, movimentos e associações;
  • 1150 pessoas que colaboram voluntariamente nas actividades da Igreja
  • 106 catequistas
  • 1350 crianças na catequese
  • 83 escuteiros
  • 50 Jovens que participam nos grupos juvenis

Outros Números
        Pensando que uma estatística do número de pessoas que solicitam os sacramentos nos   dará uma ideia da população desta paróquia, apresentamos resumidamente os números dos Baptismos, Primeiras Comunhões,  dos Crismas, dos Casamentos e dos Óbitos, nos últimos dez anos.
Partimos do facto que a totalidade dos casais desta  população solicita o Baptismo para os seus filhos e que cerca de 90 % dos jovens são crismados.

BAPTISMOS
         Nos últimos dez anos foram baptizadas 1452 crianças nesta paróquia, sendo que temos uma média de 145 Baptismos por ano. No último ano de 2001 foram baptizadas 165 crianças.

PRIMEIRAS COMUNHÕES
         Nos últimos dez anos fizeram a primeira comunhão 1366 crianças nesta paróquia, sendo que temos uma média de 136 crianças  por ano que fazem a Primeira Comunhão.

CRISMAS
        Nos últimos dez anos foram baptizados 1270 jovens (entre os 15 e os 25 anos de idade)  nesta paróquia, sendo que temos uma média de 127 crismandos  por ano.

CASAMENTOS
         Nos últimos dez anos celebraram o casamento 365 casais nesta paróquia, sendo que temos uma média de 36 casamentos por ano.

ÓBITOS
         Nos últimos dez anos morreram  nesta paróquia 411 pessoas, sendo que temos uma média de 41 óbitos por ano.

Notamos uma diferença abismal entre o número de nascimentos (reflectido no número de  Baptismos) e o número de óbitos. Julgamos que existem duas razões fundamentais que explicam este fenómeno raro na actualidade: por um lado  a construção de novos bairros sociais e de novas habitações privadas e, por outro, o facto de a esmagadora maioria da população  ser muito jovem e, por isso em idade fértil, acrescendo o facto de, sobretudo, nos bairros piscatórios, ser notória uma elevada taxa de natalidade.

Número de participantes na missa dominical
Inquérito / Março 2001

No dia   11 e 12 de Março de 2001 foi realizado em todo o país o Recenseamento da Prática Dominical.
Nesta paróquia participaram nestes dois dias 1814 pessoas, distribuídas pelas seguintes idades:

• Dos 07 aos 14 anos --- 304
  • Dos 15 aos 24 anos---353
  • Dos 25 aos 39 anos---330
  • Dos 40 aos 54 anos---392
  • Dos 55 aos 69 anos---245
  • Dos 70 e mais anos--190

De notar que entre 1991, data em que se fizeram os censos dominicais pela penúltima vez,  e o recenseamento de 2001 houve um aumento significativo do número de participantes na celebração dominical. No recenseamento de 1991 houve uma participação de 719 pessoas.

Anúncios:

Localização:

Concelho de Câmara de Lobos
Ilha da Madeira

“ Santa Cecília

Padroeira da paróquia”

© 2008 Paróquia de Santa Cecília, todos os direitos reservados.